25APR

FLORAM receives Impact Factor

We are pleased to announce that FLORAM has received its first impact factor rating in the 2022 Journal Citation Reports (JCR).

Now FLORAM has the highest impact factor among Brazilian Forest Sciences journals.

Floresta e Ambiente
https://floram.org/article/588e2204e710ab87018b45fb
Floresta e Ambiente
Original Article

PRODUÇÃO DE CHAPAS DE PARTÍCULAS "STRAND" COM INCLUSÃO LAMINAR – "COM-PLY"

Iwakiri, Setsuo; Montefusco, Ana Raquel G.; Zablonsky, Karine Mafra; Siqueira, Karinne Pereira de; Saldanha, Leopoldo Karman; Souza, Marcos Aurelio M. de

Downloads: 1
Views: 1159

Abstract

Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar a influência da orientação das partículas "strand" e inclusão laminar sobre as propriedades físico-mecânicas das chapas. Foram fabricadas chapas com densidade de 0,70g/cm³ e composição face:miolo de 50:50, utilizando resina fenolformaldeído. Os valores de MOE e MOR das chapas com partículas orientadas foram significativamente superiores em comparação às chapas com partículas não-orientadas. A inclusão laminar em chapas com partículas não-orientadas contribuiu para o aumento nos valores de MOE e MOR na direção paralela ao plano da chapa e redução na direção perpendicular. Para as chapas com partículas orientadas, a inclusão laminar não contribuiu significativamente para o incremento nos valores de MOE e MOR. A orientação ou não das partículas e o reforço laminar não influenciaram nos valores de absorção de água. A inclusão laminar contribuiu para a redução nos valores de inchamento em espessura das chapas.

Keywords

chapas OSB, uso estrutural, partículas “strand”
588e2204e710ab87018b45fb floram Articles
Links & Downloads

FLORAM

Share this page
Page Sections