ISSN 1415-0980 (Impresso) ISSN 2179-8087 (Eletrônico)

Instruções para Autores

TIPOS DE MANUSCRITOS

Artigos de Pesquisa: são trabalhos cujos resultados decorreram de informações concretas de dados obtidos experimentalmente ou coletados da literatura ou de outras fontes fidedignas. Estruturado em: Introdução e Objetivos; Material e Métodos; Resultados e Discussão (podendo ser em itens separados); Conclusões; e Referências Bibliográficas. Deve ser apresentado em texto de no máximo 20 páginas, considerando o espaçamento duplo entre linhas, podendo conter tabelas e figuras (gráficos e fotos).

Artigo de Revisão: As submissões de artigo de revisão só serão aceitos mediante convite do conselho Editorial. Estes são considerados artigos de conteúdo especial cuja relevância se enquadra na necessidade de base literária completa de um determinado tema. Deve ser apresentado em texto de no máximo 30 páginas considerando o espaçamento duplo entre linhas, podendo conter tabelas e figuras.

Comunicação Científica: são artigos que descrevem um evento de caráter inovador e de suma importância nas áreas das Ciências Florestais e Ambientais. Deve ser redigida de modo claro focalizando diretamente os resultados e/ou propostas originais. Espera-se que as Comunicações Científicas contenham importantes contribuições para a comunidade científica. As Comunicações não seguem as divisões clássicas de um trabalho tradicional, devendo fluir em texto único, colocando-se em notas detalhes técnicos e outros comentários relevantes. Podem ser incluídas figuras e tabelas. Toda a comunicação não deve ultrapassar o limite de 6 páginas considerando o espaçamento duplo entre linhas.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Submissão do artigo: A submissão de um artigo implica: que o mesmo não foi publicado anteriormente; que não está sob avaliação para publicação em qualquer outro periódico; que a sua publicação foi aprovada por todos os co-autores e instituição onde o mesmo foi realizado. O editor não se responsabilizará legalmente pelo conteúdo do mesmo. Cada trabalho deverá obrigatoriamente ser enquadrado como Artigo de Pesquisa, Artigo de Revisão ou Comunicação Científica. Na fase de submissão, os autores terão que indicar pelo menos três revisores com experiência na área de conhecimento do artigo.

Permissões: Os autores que incluírem figuras, tabelas ou textos que já tenham sido publicados em outros lugares, terão que, obrigatoriamente, citar a fonte e o ano dos mesmos. Todo o material sem essa citação vai ser assumido como origem dos autores.

Submissão online: A submissão dos artigos devem ser via sistema de submissão, disponível no site: www.floram.org ou www.scielo.br/floram. Os autores devem estar cadastrados no sistema e, caso não esteja, deverá fazê-lo antes de submeter o artigo. Após “login” os autores devem acessar o “Painel do Autor” localizado no menu superior esquerdo e seguir as instruções de submissão fornecidas pelo sistema. O manuscrito deverá ser enviado em único arquivo, com título, texto e figuras/tabelas. Como garantia do anonimato no processo de revisão pelos pares, não devem constar no arquivo os seguintes itens: autores, afiliação, fontes de financiamento e agradecimentos. Essas informações serão coletadas por meio do sistema de submissão. Cabe ao Editor, de imediato, recusar o artigo que não se enquadre dentro das normas vigentes.

Idiomas: Serão aceitos para submissão trabalhos redigidos em Português, Espanhol e Inglês. Após o aceite dos artigos submetidos em Português ou Espanhol, os autores deverão enviar a versão do artigo em Inglês para sua publicação (Ver detalhes no Item PUBLICAÇÃO).

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

Todos os artigos aceitos para publicação na Revista Floresta e Ambiente serão publicados somente na língua inglesa. Assim, se aceitos os artigos submetidos em Português ou Espanhol, os autores terão que providenciar a sua versão em Inglês para que o mesmo seja publicado.

A tradução de artigos deverá ser feita por empresas indicadas pela Revista Floresta e Ambiente ou empresas com comprovada experiência em tradução de artigos científicos na área. Para obter a lista de empresas indicadas ou maiores informações entre em contato através do e-mail: floramjournal@gmail.com.

Caso os autores desejem realizar a tradução por empresas não indicadas pela revista, estes deverão apresentar um atestado de tradução juntamente ao artigo.

O trabalho aceito será publicado na íntegra na versão Eletrônica (ISSN: 2179-8087).

AUTORES

Os artigos devem conter no maxímo 05 (cinco).autores. Ultrapassando esse limite . os autores terão que enviar uma carta ao Editor Chefe, no momento da submissão, informando qual é a contribuição científica de cada um deles. A falta desta implicará no cancelamento da submissão.

Não será permitido inclusão de novos autores após a submissão do artigo . Em sendo extremamente necessária a inclusão de novos nomes, a submissão será cancelada e o artigo terá que ser submetido novamente quando uma nova fase de avaliação será iniciada. Observa-se ainda que todos os nomes de autores somente serão incluídos no campo específico do sistema de submissão e nunca no corpo do texto do artigo.

AVALIAÇÃO PELOS PARES

Todos os trabalhos enviados à FLORAM, após análise do mérito pelo Editor Chefe e/ou Editores Associados, serão submetidos à avaliação dos pares (peer review). Os pareceristas responderão a um questionário com questões específicas sobre o artigo. Ao final farão comentários gerais sobre o trabalho e informarão se o mesmo pode ser publicado, corrigido segundo as recomendações, ou rejeitado definitivamente. Para a avaliação dos artigos a revista adota o sistema de assessoria conhecido como duplo cego, ou seja, os pareceristas não sabe quem são os autores do trabalho que está sendo analisando e os autores não sabem quem fez a revisão de seu trabalho.

CONFLITO DE INTERESSES E DIREITOS AUTORAIS

Caso haja algum conflito de interesse, os autores devem indicar qual ou quais são durante o processo de submissão dos artigos. Concomitantemente os autores devem transferir os direitos autorais do trabalho para a Floresta e Ambiente.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DOS ANIMAIS

Para experimentos envolvendo seres humanos, os autores devem incluir uma declaração de que os estudos foram aprovados pelo comitê de ética de pesquisa institucional e/ou nacional apropriado.

As seguintes declarações devem ser incluídas no texto antes da seção Referências:

Aprovação ética: "Todos os experimentos envolvendo seres humanos estavam de acordo com os padrões éticos do #nome do comitê institucional e/ou nacional de pesquisa#”.

O bem-estar de animais utilizados na pesquisa deve ser respeitado. Ao relatar experiências em animais, os autores devem indicar se as diretrizes institucionais e/ou nacionais para o cuidado e uso de animais foram seguidas.

Para estudos com animais, deve ser incluída a seguinte declaração: "Todas as diretrizes institucionais e/ou nacionais aplicáveis ao cuidado e uso de animais foram seguidas".

APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS (TEXTO)

- Formatação:

Os textos (incluindo o Resumo) devem ser editados em Word, em papel tamanho A4 com todas as margens com 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento duplo. As páginas e as linhas não devem ser numeradas. Figuras, tabelas e ilustrações devem estar inseridas no corpo do texto. No item “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS” (ver item Referências) o texto deve conter espaçamento simples.

- Página inicial:

Para os artigos submetidos em PORTUGUÊS e ESPANHOL - os artigos devem conter, nesta ordem: Titulo, Resumo, Palavras-Chave, Titulo em Inglês (Title), Resumo em Inglês (Abstract), e Palavras-Chave em Inglês (Keywords).

Para os artigos submetidos em INGLÊS - os artigos devem conter, nesta ordem: Título, Resumo e Palavras-Chave.

Título: Objetivo e sucinto, evitando expressões como “Estudos sobre; Contribuição ao; Sobre um; Levantamento de; Investigação de, etc.”. Deve ser centralizado e conter no máximo 12 palavras. Nome científico deve estar em itálico e somente use nome vulgar caso a espécie seja amplamente conhecida e inequívoca.

Resumo: Deve conter no mínimo 40 e no máximo 150 palavras.

Palavras-chave: Inserir de três a cinco palavras-chave. Palavras presentes no Titulo do artigo não devem ser usadas.

Corpo do texto: O artigo deve ser estruturado com os seguintes Itens: INTRODUÇÃO; MATERIAL E MÉTODOS; RESULTADOS E DISCUSSÃO (podendo ser em itens separados); CONCLUSÕES; e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Introdução: Deve ser breve, esclarecer o problema estudado, citar literaturas relevantes sobre o tema e concluir com o objetivo do estudo.

OBSERVAÇÕES: Não colocar nomes dos autores, filiação, endereço de e-mail, agradecimentos e fonte de financiamento. Essas informações serão prestadas durante a submissão do artigo através do sistema de submissão. O nome do arquivo Word não deve conter os nomes dos autores.

FIGURAS, TABELAS, EQUAÇÕES E UNIDADES DE MEDIDAS

Figuras: Devem ser apresentadas com resolução acima de 300 dpi e ter alinhamento justificado. O título das Figuras deve ser auto-explicativo, numerado em algarismo arábico, alinhado na margem esquerda, sem recuo e posicionado logo abaixo da figura. Aqui incluem-se gráficos, fotografias (nítidas e com contraste), desenhos, etc. Todas as figuras devem estar citadas no texto. Artigos submetidos em Português/Espanhol deverão apresentar os títulos das Figuras em Português/Espanhol e também em Inglês, conforme exemplo a seguir.

Serra da Concordia

Figura 1. Localização da Serra da Concórdia.
Figure 1. Localization of Serra da Concórdia.


Tabelas: Devem suplementar e não duplicar o texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos, enviadas em formato editável e ter o alinhamento justificado. O título deve ser auto-explicativo, alinhado na margem esquerda, sem recuo e posicionado acima da tabela. Todas as tabelas devem estar citadas no texto. Artigos submetidos em Português/Espanhol deverão apresentar os títulos das Tabelas em Português/Espanhol e também em Inglês, conforme exemplo a seguir.

Atividade Posição Repetição
Roçada 2/1/7/1 32
Coveamento 2/1/3/1 30
Adubação 2/1/2/1 28
Desrama 4/1/3/1 28

Tabela 1. Classes de uso do solo na Serra da Concórdia.
Table 1. Classes of land use of Serra da Concórdia.


Equações: Devem ser numeradas e citadas no texto.

Unidades de medidas: Devem ser apresentadas conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI).

CITAÇÕES

Devem ser apresentadas conforme sistema autor-data

- Um autor: Gottlieb (1996) ou (Gottlieb, 1996)
- Dois autores: Stell & Torres (1989) ou (Stell & Torres, 1989)
- Mais de dois autores: Valle et al. (1998) ou (Valle et al., 1998)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética. Cada referência deverá ser apresentada em parágrafo próprio, sem recuo e com espaçamento simples (1.0). Os parágrafos das referências deverão ser separados entre si por um parágrafo adicional (uma linha vazia).

ATENÇÃO
1) Referências com mais de 10 anos de publicação devem ser evitadas e estão limitadas a, no máximo, 50% de todas as citações do artigo.

2) Não serão aceitos a citação de: monografias, dissertações e teses; resumos em congressos, conferências, encontros e outros eventos; trabalhos apresentados em congresso e artigos de jornais não científicos.

Nas referências, apresentar até os seis primeiros autores. Para obras com mais de 6 autores apresentar o nomes dos 6 primeiros seguidos da expressão et al.
Ex: Mattos ADM, Jacovine LAG, Valverde SR, Agostinho LS, Silva ML, Lima, JE et al.

Os exemplos de referências:

Livros e folhetos
Harborne JB. Introduction to ecological biochemistry. 3rd ed. London: Academic Press; 1988.

Capítulo de livro
Kuiters AT, van Beckhoven K, Ernst WHO. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In: Fanta J, editor. Forest dynamics research in Western and Central Europe. Wageningen: Pudoc; 1986.

Artigos publicados em revistas científicas
Latorraca JVF, Albuquerque CEC. Efeito do rápido crescimento sobre as propriedades da madeira. Floresta e Ambiente, 2000; 7(1): 279-291.

Artigos aceitos para publicação
Almeida MV. Qualidade da madeira de E. urophylla da região de Seropédica – RJ. Floresta e Ambiente. In press.

Santana R. Effect of the fost growth on the wood. Floresta e Ambiente. In press.

Referências legislativas
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Portaria n. 187, de 16 de setembro de 1998. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF (1998 set. 24); Sec. 2: 8301-8302.

Normas técnicas
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR-6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro; 2000.

Patentes
Nogueira MM. Branqueamento de celulose kraft através de oxigênio. BR. n. MT023467. 1978 maio 31.

Casa Erlan Ltda, Silva MA. Embalagens especiais. BR n. DT456345. 1990 out. 12.

Traduções
Willeitner H. Proteção florestal. Trad. M Peixoto. São Paulo: Nova; 1985. Original em inglês.